segunda-feira, 6 de julho de 2020

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

   O fayorismo como ficou conhecido, teve início na França pelo engenheiro francês, Henry Fayol, ( 1841 - 1925 ), que se baseava em princípios e técnicas para o trabalho e caracterizava-se pela ênfase na estrutura da organização, na busca pela eficiência.
   Sua teoria baseava-se na ideia de que as organizações precisavam se organizar de maneira racional, mantendo o controle. Para Henry Fayol, a organização e a administração são indispensáveis em qualquer tipo de empresas, não importando qual o seu negócio.
   Toda empresa, independente de seu grau possui um conjunto de operações básicas, a saber: operações técnicas, operações comercial, operações financeiras, operações segurança, operações contábeis e operações administrativas.
   A teoria clássica preconizava uma estrutura hierárquica que traduzia uma cadeia de comando. Contudo considerava que a função de gestão estava presente em todos os níveis hierárquicos.
   De acordo com Henry Fayol, à função do administrador envolve formular o programa geral de ação da empresa, coordenando seus esforços e harmonizando seus atos, desta forma Fayol descreve o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, controlar e coordenar.

FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR 


  1. PREVISÃO - avaliar o futuro e o aproveitamento dos recursos em função dele.
  2. ORGANIZAÇÃO - proporciona tudo o que é útil ao funcionamento da empresa é pode ser dividida, em organização material e organização social.
  3. COMANDO - leva a organização a funcionar, seu objetivo é alcançar ao máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais do negócio.
  4. CONTROLE - é a verificação que certifica se tudo ocorre em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar fraquezas e erros no intuito de retifica-los e prevenir a ocorrência.
  5. COORDENAÇÃO - harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e sucesso. Sincroniza coisas e ações em proporções certas e adapta meios aos fins usados.

Fonte: Teoria Geral da Administração 
            Editora: Manole LTDA, 2014 
            Autor: Adalberto Chiavenato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário