- DIVISÃO DO TRABALHO - especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim favorecendo a eficiência da produção e aumentando a produtividade.
- AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE - autoridade é dar ordens que teoricamente serão obedecidas e responsabilidade é a contrapartida da autoridade, deve-se levar em conta o direito de dar ordens e exigir a obediência, chegando a um bom equilíbrio entre autoridade e responsabilidade.
- DISCIPLINA - é a necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas para todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.
- UNIDADE DE COMANDO - um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra - ordens.
- UNIDADE DE DIREÇÃO - o controle único é possibilitando com aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.
- SUBORDINAÇÃO DOS INTERESSES INDIVIDUAIS AO BEM COMUM - o interesse de todos os funcionários da empresa não deve prevalecer sobre osinteresses da organização como um todo.
- CENTRALIZAÇÃO - Henry Fayol acreditava que os gerentes devem manter a responsabilidade final, mas eles também precisam de dar autoridade a seus subordinados, que eles possam realizar seu trabalho adequadamente.
- REMUNERAÇÃO - a remuneração de trabalho deve ser justa para ambos empregados e empregadores.
- ORDEM - deve ser mantida em toda a organização, preservando um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.
- ESTABILIDADE DOS FUNCIONÁRIOS - uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa é o moral dos funcionários.
- EQUIDADE - a justiça deve prevalecer em toda a organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Direitos iguais.
- INICIATIVA - deve ser entendida como capacidade de estabelecer um plano e cumpri - lo.
- ESPIRITO DE EQUIPE - o trabalho deve ser conjunto facilitado pela comunicação dentro da equipe. OS integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classes, para que defendam seus propósitos.
- LINHA DE COMANDO (HIERÁRQUIA) - defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.
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