Com a queda do império romano em 476 d.c, a igreja cátolica passou a ser a maior organização de sua época. Através dos séculos, as normas administrativas dos princípios de organização pública foram se transferindo das instituições dos Estados como: ( antenas, toma, etc...), para instituições da igreja cátolica e da organização militar, essa transferência aconteceu lentamente, porque a unidade de propósito e objetivos - princípios fundamentais na organização eclesiástica e militar nem sempre encontrada na ação política que se desenvolvia nos Estados, movida por objetivos contraditórios de cada partido, dirigente ou classe social.
Ao longo dos séculos, igreja católica estruturou sua organização como uma hierarquia de autoridade, um estado maior ( assessoria), e uma coordenação funcional para assegurar integração. A organização hierárquica da igrejaé tão simples e eficiente que sua enorme organização mundial pode operar sob comando de uma só cabeça execultiva. O papa, cuja autoridade coordenadora lhe foi delegada de forma imediata por uma autoridade divina superior.
A estrutura da organização que, ávidas de experiência bem sucedidas passam a incorporar os princípios e as normas utilizados pela igreja cátolica.
Fonte: Teoria Geral da Administração
Editora: Manole Ltda, 2014
Autor: Adalberto Chiavenato
Nenhum comentário:
Postar um comentário