quarta-feira, 22 de julho de 2020

INFLUÊNCIA DA CIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO

Influência da ciência na administração

   Francis Bacon ( 1561 - 1626 ), filósofo e estadista inglês, fundador da lógica moderna, baseada no método experimental e indutivo, mostra a preocupação prática de se separar experimentalmente o que é essencial do que é acidental ou acessório. Bacon antecipou - se ao princípio conhecido em administração como princípio da prevalência do principal sobre o acessorio.
   René Descartes ( 1596 - 1650 ), filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da filosofia moderna, criou as coordenadas cartesianas e deu impulso a matemática é a geometria da época. Na filosofia, celebrizou - se pelo livro, " O discurso do método ", no qual descreve seu método filosófico, denominado cartesiano, cujo os princípios são:


  • Princípio da dúvida sistemática: não aceitar como verdadeira coisa alguma enquanto não se souber com Evidência clara e distintamente, aquilo que é realmente verdadeiro, com a dúvida sistemática, evita -se a prevenção e a precipitação, aceitando -se apenas como certo o que seja evidentemente certo. 
  • Princípio da análise: dividir e decompor cada dificuldade ou problema em tantos partes quantas sejam possíveis e necessárias à sua compreensão e solução e resolve -se as separadamente.
  • Princípio da síntese: conduzir ordenamente os pensamentos e o raciocínio, começando pelos aspectos mais fáceis e simples de conhecer para passar gradualmente aos mais difíceis.
  • Princípio da enumeração: fazer  as verificações, recontagens e revisões para assegurar q  ue nada foi omitido ou deixado de lado.

   O método cartesiano teve decisiva influência na administração, principalmente nas abordagens normativas e prescritivas, como a administração científica, a teoria clássica e neoclássica. Muitos de seus princípios foram baseados a metodologia cartesiana com a predominância da análise e divisão do trabalho.
   Galileu Galilei ( 1564 - 1642 ), físico, matemático e astrônomo italiano é considerado o pai da ciência moderna. Mostrou que muitos ensinamentos de Aristóteles de 1.500 anos atrás, estavam errados. Partiu da observação de fatos isolados para estabelecer leis capazes de prever acontecimentos futuros e criou as condições para o surgimento da física newtoniana. Toda ciência passou a funcionar dentro desse esquema.
   Sir Isaac Newton ( 1643 - 1727 ), é considerado o cientista mais influente na história da ciência. A tradição física newtoniana trouxe forte tendência ao determinismo matemático e a exatidão na administração. Para Newton, o mundo físico era um mundo ordenado lógico e matematicamente previsível. A influência da física newtoniana por seu racionalismo, exatidão, casualidade e mecanicismo, foi profunda nas demais ciências e tornou - se fundamental no início da teoria administrativa.
   Foi a partir da observação de fatos particulares que Galileu é Newton, inferiram um conjunto de leis gerais e, com base nelas, passaram a prever outros fatos particulares que a experimentação comprovada em seguida. Para Newton, no mundo físico existe uma variedade de forças gravitacionais, que mantém a lua em órbita, nuclear, magnética, elétrica, etc. Ao saber como elas atuam, pode - se saber o que acontecerá o mesmo acontece na administração, algumas forças econômicas, outras tecnológicas, culturais, sociais, demográficas, políticas, etc. Estas forças atuam sobre organizações, pessoas, valores, processos, etc. A administração como ciência permite saber o que vai acontecer na organização quando se entendem as forças envolvidas.


Fonte : Teoria Geral da Administração
             Editora Manole Ltda, 2014
             Autor : Adalberto Chiavenato 



Nenhum comentário:

Postar um comentário