Ao longo da história da humanidade, os prenúncios da administração moderna foram aparecendo aos poucos e com impressionante lentidão. Somente a partir do século XX é que ela surgiu e explodiu em um desenvolvimento de notável pujança e inovação. Umas das razões para tanto é que nos dias de hoje a sociedade típica dos países desenvolvidos é pluralista de organizações e a maior parte das obrigações sociais como, ( a produção de bens e serviços em geral ), é confirmada as organizações, ( industriais, universidades, escolas, hospitais, comércio, comunicação, serviços públicos, etc... ), que precisam ser administradas para ser tornarem mais eficientes e eficazes.
Pouco antes em meados do século XIX, a sociedade era completamente diferente, as organizações eram poucas e pequenas, predominavam as pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos - médicos - advogados e artistas que trabalhavam por conta própria.
Embora o trabalho existia desde sempre na história da humanidade, as organizações e sua administração formam um capítulo que teve início a pouco tempo, na verdade, para chegar à administração de hoje foi necessária longa e progressiva jornada e teve suas influências como: filósofos, igreja cátolica, organização militar, das ciências, revolução industrial, e dos economistas liberais, isso até os dias atuais.
Fonte: Teoria Geral da Administração
Editora Manole, 2014
Autor : Adalberto Chiavenato
Fonte: Teoria Geral da Administração
Editora Manole, 2014
Autor : Adalberto Chiavenato
Nenhum comentário:
Postar um comentário