(Frederik W.Taylor)
Também conhecido como "Taylorismo", é o principal modelo desenvolvido por Frederik W.Taylor, considerado o pai da administracao científica, que teve seu início a partir do século xx, com o intuito de garantir o melhor custo benefício aos sistemas de produção da época.
Sendo assim Frederik W.Tayor, observou que os métodos utilizados pelos administradores, eram falhos, pois os donos das grandes metodos de produção não sabia o que se fazia e como era o método utilizados no piso de fábrica, é dependia muito dos administrados dos trabalhos dos operários, que por falta de conhecimento e padronização do trabalho dos métodos de trabalho, além da remuneração paga aos trabalhadores, contribuía para a dificuldade de uma produção de qualidade.
Ênfase na tarefa, é a típica escala da administracao científica, nome dado a aplicação de métodos afim de alcançar a elevada eficiência industrial e foi utilizada no nível do operário e não no nível de empresa é sua totalidade. E uma abordagem mecanicista pois envolve um conjunto de fatores.
Estudo dos tempos e movimentos, nome dado pela selecao científica dos operários, aplicação do métodos planejado racionalmente com medidas para reduzir ou neutralizar a fadiga humana, é deveria ser definido um método a ser seguido por todos os trabalhadores com a padronização dos método das ferramentas, onde os operários deveriam ser escolhidos pm base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas, além de treinados para executarem suas atividades da melhor forma possível e em menos tempo.
A preocupação de Frederik W.Taylor, era estabelecer o tempo e padrões de produção, tudo era cronometrado afim de definir o tempo médio necessário para o operário realizar suas tarefas devidamente, além de defender a remuneração do trabalhador com base na produção alcançada, pois dessa forma o trabalhador teria o incentivo para produzir mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário